Atitude da gratidão

Por Nancy DeMoss Wolgemuth

Depois de ministrada por mais de duas décadas a pessoas com aflições, acredito que a ingratidão está no mesmo coração de muita - ou de toda - a tristeza, a falta de esperança e o desanimo tão prevalecente no meio do nosso círculo de crentes.  E mais, muitos dos pecados que infestam e que destroiem a nossa sociedade, podem ser rasteados até essa raiz dum coração mal agradecido que muitas vocês não é detectado.

A (atitude da gratidão) é algo que necessita desesperadamente ser cultivada nos nossos corações, nos nossos lares e até na nossa sociedade.  A sua presença trás consigo um sem número de benções em cuanto que a sua ausência trás repercussões profundas e letais.  Considerm comigo alguns dos contrastes entre um coração agradecido e um ingrato:

UMA PESSOA AGRADECIDA E HUMILDE, ENCUANTO a ingrata mostra  orgulho

A pessoa agradecida tem o sentido da indignidade: "tenho do que mereço" ,  mas a o gratidão "mereço muito mais do que tenho".

 Sempre me impressionou o espiritu agradecido da Rute, a Moabita. Fica viúva poco menos de 10 anos de casada e acaba sendo uma estrangeira empobrecida numa terra estrangeira e "condenada a viver com uma sogra amargada.  Rute conjectura uma maneira de se sustentar e a sua sogra Noemi.  Cuando ela descobre Booz, quem lhe deu autorização para colher nos seus campos, ela sentiu-se intimidada ao tratar de empresar a sua gratidão ante um gesto cheio de graça da parte dele:  " ela prostar-se sobre o seu rostro, inclinou-se até ao chão e disse-lhe: " porque encontrei graça ante os teus olhos, para que desses conta de mim sendo eu uma estrangeira".  (Rute 2:10 RVA)

Sobe circunstâncias semelhantes, provavelmente eu pensasse e até dissesse a outros:"isto é o menos que el podia fazer".  Mas a humildade desta jovem viúva mostra na sua resposta de gratidão perante um pequeno gesto de bondade que  outra pessoa teve para com ela. 

UMA PESSOA AGRADECIDA E UMA PESSOA AMÁVEL QUE PROCURA A GRATIFICAÇÃO E A BENÇÃO DE OUTROS ENCUANTO QUE UMA PESSOA MAL  AGRADECIDA, E PROPENSA A  AUTO GRATIFICAÇÃO 

Um dos resultados mais comuns da ingratidão, é o pecado da impureza moral. O homen ou a mulher que não é agradecido pela maneira como Deus supriu as suas necessidades começa acusando e encontrando falta no nosso bondoso Deus.  Ao recusar a provisão que Deus já fez, a pessoa mal agradecida está só a um passo de procurar satisfazer-se de uma maneira ilegítima.  

UM CORAÇÃO AGRADECIDO E UM CORAÇÃO  CHEIO,   ENCUANTO UM CORAÇÃO INGRATO ESTÁ FAZIO.

Sem importar como se compara com os demais, uma pessoa agradecida experimenta um sentido de plenitude. Mas se não é uma pessoa agradecida, de facto, sempre terá um sentido prevalecente de vazio.  Imagino um coração ingrato como um recipiente com furos que faz que as benções se coem.  A pessoa agradecida tem uma capacidade ilimitada de desfrutar verdadeiramente as benções de Deus, encuanto um coração mal agradecido não pode gozar das benções que possue.

O Apóstolo Paulo da-nos uma poderosa ilustração desde princípio.   O livro de Filipenses é uma nota de agradecimento escrita para espressar  a sua gratidão pelo que os crentes de Felipo fizeram ao prover para as necessidades de Paulo encuanto el viajava e plantava igrejas. 

Tendo expressado o seu sincero agradecimento pelos presentes recentemente recebidos, Paulo escreve uma declaração extraordinária desde uma prisão romana com carência  de todas as necessidades - com a excepção das mais elementares: " Contudo recebi tudo e tenho abundância, estou cheio" (Filp. 4:18). Quem, se não uma pessoa agradecida pode evaluar a sua condição  de prisioneiro com estas palavras? 

UMA PESSOA AGRADECIDA FACILMENTE SE SENTE CONTENTE ENCUANTO UMA INGRATA ESTÁ SUJEITA À AMARGURA E AO DESCONTENTAMENTO.

Depois de anos de aconselhar pessoas que se sentem crônicamente infelizes, deprimidas, frustadas e emocionalmente inestaveis, convenci-me de que estas "desordens" a miúdo procedem de um coração mal agradecido, independentemente de cualquer circunstância externa que podesse sugerir uma explicação à condição.  Um coração mal agradecido aferra-se aos seus "direitos" e põe-se numa posição de dor e decepção cuando Deus o outras pessoas falham ao não actuar de acordo a suas expectativas.  Mas as pessoas que entregaram todos os seus direitos a Deus, vêm a vida através dos olhos da gratidão e não a lugar nos seus corações para emoções egocêntricas e destrutoras.  

UM CORAÇÃO AGRADECIDO REVELA-SE AO EXPRESSAR PALAVRAS DE AGRADECIMENTO, ENCUANTO UM CORAÇÃO MAL AGRADECIDO SE MANIFESTARÁ  MURMURANDO E  QUEIJANDO-SE.

Um espírito agradecido habilita as pessoas a visualizar e a responder as circunstâncias mais dolorosas da vida com acção de graças. Uma vez alguém observou: "À pessoas que se queixam porque Deus põe picos nas rosas, encuanto outros louvam-no porque põe rosas no meio dos picos.  

Os crentes agradecidos do passado têm muito que ensinar-nos sobre este asunto.  Mathew Henry o reconhecido comentador do século 19, uma vez foi assaltado por ladrões. Pensado nesta experiência escreveu no seu diário: " deixa-me agradecer, primeiro porque nunca tinha sido roubado; segundo, porque tudo o que levaram foi a minha cateira e não me tirarão a vida;  terceiro porque a pesar de que levaram tudo o que tinha não era muito: cuatro porque eu fui o roubado e não o que robou"

Somos chamados a ser pessoas agradecidas que reconhecem e expressão e seu agradecimento que recebemos de Deus e dos demais. Somos todos devedores e pagamos essa dívidas com corações agradecidos e palavras de agradecimento. Não é suficiente sentir gratidão nos nossos corações, essa gratidão dever ser comunicada as pessoas a quem devemos.  

Tu e eu. Ao seremos livres apesar de termos sidos libertadas da escravidão se os nossos corações e os nossos lábios não agradeceram. Talvez agora mesmo seja eu. Bom momento para viajar até ao calvário para ajoelhar-nos ante o nosso extraordinário Salvador, olhar o seu rostro e dizer,  "Oh Senhor Jesus, obrigada, obrigada, obrigada. 

Aviva os nossos corações. Usado com autorização. Adaptado de Attitude of gratitude "por Nancy DeMoss Wolgemuth.

Sobre el autor

Nancy DeMoss Wolgemuth

Nancy DeMoss Wolgemuth ha tocado las vidas de millones de mujeres a través del ministerio de Aviva Nuestros Corazones y del Movimiento de Mujer Verdadera, llamando a las mujeres a un avivamiento espiritual y a la feminidad bíblica. Su amor por Cristo y por Su Palabra es contagioso y permea todos sus alcances, desde sus conferencias hasta sus programas de radio.

Ha escrito veintidós libros, incluyendo Mentiras que las mujeres creen y la Verdad que las hace libres, En busca de Dios (junto a Tim Grissom), y Adornadas. Sus libros han vendido más de cuatro millones de copias y están llegando a los corazones de las mujeres alrededor del mundo. Nancy y su esposo, Robert, radican en Michigan.