Encorajando umas as outras

Por Escritor Invitado

PDF

Encorajando umas as outras

Por Nancy Leigh DeMoss

Em um mundo onde terrorismo, guerra, violência, e divórcio são assuntos do dia-a-dia, um dos ministérios mais vitais que podemos ter enquanto mulheres, é o ministério do encorajamento.

Nós todas sabemos o que é estar desencorajada. E nós todas conhecemos pessoas que tem uma grande necessidade de encorajamento. Toda semana eu escuto de ouvintes que estão lutando contra o desespero e o desencorajamento. Eles desesperadamente precisam do dom do encorajamento – alguém para dar a eles coragem, esperança, confiança, e conforto.

Ser um “encorajador”  não é algo natural para a maioria de nós, mas, para um crente, não é uma opção. Trinta e duas vezes no Novo Testamento somos lembradas de coisas que nós devemos fazer  “uns aos outros”. Uma dessas ordenanças é para exortai-vos mutuamente (Heb. 3:13). Quando encorajamos outros, nós estamos refletindo o coração de Deus, que é “o Deus da consolação” (Rom. 15:5).

Quem precisa?

Ao pensar nas pessoas que você conhece, peça a Deus para colocar no seu coração duas ou três pessoas que precisam de encorajamento.

Comece pela sua própria família. É hipocrisia nossa tentar encorajar qualquer outra pessoa no mundo enquanto falhamos em encorajar aqueles que estão dentro das quatro paredes da nossa própria casa.

Se você é casada, seu marido precisa que você seja a sua torcedora número um. Seu lar precisa ser um refúgio para o seu marido, o lugar onde ele sabe que poderá ser encorajado constantemente.

Mães, seus filhos, não importa quão jovens ou velhos, precisam do seu encorajamento. Quando pessoas falam palavras de encorajamento para nós, nós somos motivadas a viver de acordo com as palavras delas. Todos florescem por meio de encorajamento, e assim será também com seus filhos.

Outros que precisam do nosso encorajamento incluem:

  • Pastores e membros/funcionários da igreja,  e suas esposas.
  • Outras mães, inclusive grávidas e mães solteiras.
  • Aqueles que estão solitários, como pessoas solteiras ou idosos.
  • Pessoas que estão doentes ou hospitalizadas.
  • Novos crentes.
  • Pessoas que estão lutando contra algum pecado.
  • Pessoas que estejam de luto.

A melhor forma de experimentar o encorajamento que você deseja é se tornar uma encorajadora para outros. Então peça a Deus para lhe ajudar a ver as pessoas com os olhos Dele, amá-las com o coração Dele, a encorajá-las com as mãos auxiliadoras Dele. Ao fazer isso, Deus encorajará e fortalecerá o seu próprio coração.

Formas de encorajar

Eu não sei de nada mais encorajador que você pode fazer para os outros do que orar. Ore por eles, e ore com eles. Se alguém disser, “Eu estou sofrendo” ou, “Eu estou com uma necessidade”, pare e ore com essa pessoa naquele exato momento, se possível.

Eu não posso disser o quão significante é para mim quando alguém diz, “Deixe me orar por você”- e então ora ali na mesma hora! Eu tenho um amigo que praticamente nunca termina uma conversa – seja em pessoa ou ao telefone – sem orar pela pessoa com quem ele está conversando. Esse amigo tem sido uma enorme fonte de encorajamento para mim e para inúmeros outros.

Outra forma importante que podemos encorajar umas as outras é com as nossas palavras. Provérbios 12:25 nos diz que “a ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra” (Revista e Atualizada).  As suas palavras de encorajamento podem ser um estimulante na vida de alguém.

Eu não posso enfatizar o suficiente a importância disto na vida das pessoas que nos são próximas. Pense naqueles momentos em que o seu marido está realmente desencorajado. As suas palavras o deixam mais para baixo ou elas o fortalecem? As suas palavras, quer sejam faladas ou escritas, podem exalar coragem e força nos corações das pessoas que estão se sentindo desesperadamente oprimidas. 

Nós podemos encorajar umas as outras em dando presentes – e esses presentes não precisam ser caros. Na semana passada, eu recebi vários presentes significantes – incluindo uma placa decorativa com versículos bíblicos, flores, cartões, e um CD de músicas de adoração – de pessoas que só queriam que eu soubesse que elas haviam pensado em mim. Que encorajamento esses lembretes especiais tem sido ao meu coração.

Atos de serviço são outras formas de encorajar outros: levar uma refeição para alguém; oferecer para cuidar dos filhos para que um casal possa sair junto; visitar um idoso; ou limpar a casa para um amigo doente ou uma mãe com vários filhos pequenos.

Em um mundo onde várias pessoas estão tristes, solitárias, e machucadas, como necessitamos encorajar umas as outras.  Ao fazermos isso,  Deus usará as nossas mãos, corações, e palavras para comunicar Seu coração e ministrar graça aqueles ao nosso redor.

 

 Life Action Ministries
www.AvivaNuestrosCorazones.com